A OctoQuímica – Produtos Químicos Lda.

A OctoQuímica – Produtos Químicos Lda. é uma empresa com quase 30 anos de mercado  – fundada em 1987 – sediada na Terrugem no concelho de Sintra

Somos uma empresa familiar que tem o seu foco na qualidade dos produtos, na atenção ao cliente e no trabalho em equipa.

Apostamos na pesquisa e inovação de produtos que vão de encontro às necessidades dos nossos clientes, aliando sempre a qualidade ao preço acessível. Contando para isso com os nossos fornecedores de sempre com quem mantemos relações de confiança, muitos deles desde que começámos.

A nossa dimensão familiar permite-nos tratar cada cliente de forma personalizada, podendo aconselhar quais os melhores produtos e técnicas para cada caso especifico. O gosto pelo que fazemos, a experiência e o conhecimento técnico são algumas das nossas grandes vantagens. Afinal já cá andamos há alguns anos.

Temos uma excelente dinâmica de trabalho, depois de 8 horas diárias 5 dias por semana e por anos e anos já não somos apenas colegas de trabalho: somos Família! A empresa promove alguns eventos durante o ano para que colaboradores e clientes possam conviver num cenário mais descontraído bem como promover diferentes canais de comunicação.

Começámos como uma empresa de fabrico de tintas e estuque, crescemos com o boom da construção na década de 80 e 90 tendo em carteira grandes obras  a nível nacional como o Centro Cultural de Belém, os Ministérios da Qualidade e do Ambiente, os Armazéns do Chiado, Embaixada dos USA, Quinta do Penha Longa,  Palácio da Bolsa entre muitos outros, durante as primeiras décadas o nosso forte foi a área da construção e industria.

Em 2005, e face a uma lacuna no mercado nacional, demos início à pesquisa e estudo da fabricação de pigmentos industriais para formulação de cores. Atualmente temos todo um sistema tintométrico a funcionar para os catálogos NCS e RAL. Com um sistema de 13 pigmentos fabricados em território nacional fazendo concorrência a grandes marcas europeias, pela qualidade do produto a preços sustentáveis – MINIMIX.


Responsabilidade Social

Conhecemos a sociedade onde vivemos, sabemos da nossa obrigação social e moral para com a comunidade. No entanto, os projectos que abraçamos não são por obrigação, mas porque ajudar, estar presente  e ser parte, fazem parte do nosso ADN.

Acreditamos que ajudar não é apenas “dar umas latinhas de tinta”, ajudar vai muito além da ajuda monetária que se possa dar. E por isso contamos com os nossos parceiros que nos informam qual a melhor maneira de podermos contribuir para o desenvolvimento social em que estão envolvidos.

Todas as semanas um dos nossos colaboradores está presente no projecto 4/14 que ajuda crianças de familias carenciadas dos 4 aos 14 anos nos estudos,  envolvendo-os em atividades ludicas e de aprendizagem.

Este ano pela e primeira vez, vamos lançar uma campanha de apoio a idosos que vivem de forma precária na nossa comunidade, através de um projecto conjunto com a  nossa junta de Freguesia.



Política Ambiental

Enquanto fabricante de produtos químicos, reconhecemos a nossa responsabilidade e o impacto que as nossas acções possam ter para o meio ambiente.

Não tendo forma de totalmente contornar o uso de materiais químicos e nocivos para o ambiente, procuramos que esse impacto seja o menor possível. Como?

  • Inovação

    Inovação em produtos cujo teor de COV’s – Compostos organicos voláteis seja a estipulada pela lei. Dec Lei 78/2004
  • Desenvolvimento

    Pesquisa de novos produtos que não só não requerem tantos quimicos na sua formulação como a aplicação  é sem o uso de solventes. Estes produtos são considerados amigos do ambiente estão assinalados com o simbolo:

    simbolo_ambiente

Anualmente reportamos às entidades competentes , nomeadamente à sociedade Ponto Verde e fazemos de forma responsável a gestão de resíduos.
Os nossos cartões, plásticos são devidamente recicláveis e os recicláveis contaminados são enviados para os locais apropriados recorrendo a empresas certificadas para o efeito.

Num mundo ideal não haveriam produção de residos, quimicos ou qualquer material nocivo para o meio ambiente.  Num mundo ideal, deslocávamos-nos de bibicleta, comíamos apenas plantas e sementes e não havia qualquer tipo de poluição .

Não há mundo ideal, mas há um mundo que vale a pena lutar e vale a pena preservar.

E é por esse mundo que a Velacril todos os dias se esforça para evitar o consumo desnecessário de químicos.